domingo, 9 de janeiro de 2011

Esperar demais...

Como qualquer outra pessoa, me relaciono com pessoas o dia todo, todos os dias. E por mais que ao longo da vida você aprenda que não se pode esperar muito, é difícil não esperar. Não falo somente de relacionamentos amorosos, mas do ato de se relacionar, seja como for e com quem for.

Muitas vezes já até sabemos que atitude esperar de alguém, especialmente de pessoas com quem já nos decepcionamos alguma vez, mas motivados pelos sentimentos que temos por tal alguém, cultivamos a esperança pela reciprocidade, pelo melhor. E o resultado que nada nos surpreende acontece, nos sentimos decepcionados.... mais uma vez. E não adianta nada além de esperar o desapontamento passar, pois não se pode obrigar ninguém a ter atitudes de acordo com as nossas vontades e expectativas. Ninguém é como gostaríamos que fosse.

Expectativa tem a ver com aquilo que nós desejamos e não com o que o outro de fato, pode ou quer nos oferecer. Entender isto, é fundamental para evitar sofrimentos.

Sinto que com o passar do tempo aprendemos a lidar melhor com a regra "não espere demais" e ao invés de não criar expectativas, criamos uma defesa. Não é que não esperamos, é que não nos surpreende mais as ações negativas do outro. Ficamos tão defensivos que passamos a desconfiar das boas ações e quando alguém se mostra bom demais, usamos a armadura do "quando a esmola é demais o santo desconfia".

Para evitar aborrecimentos, eu procuro não ficar tentando adivinhar, confiar, desconfiar ou criar uma imagem. Acredito que as pessoas se mostram ao longo do tempo. E isto, geralmente não falha. Pequenas atitudes atravessam qualquer máscara social e se pode perceber além das aparências muito do que se esconde em cada ser. Mas não é regra, pois, se tem algo difícil de se compreender é o comportamento humano.

Sinto que cada vez mais faço menos questão de tentar entender os porquês. Fico ainda chateada embora não cobre nada de ninguém, mas sigo uma certeza.... se as pessoas não têm as atitudes que gostaríamos que elas tivessem é porque não está em seus corações a vontade de agir de determinada maneira e se não está em seus corações, nada podemos fazer a respeito. Gostaria apenas que a coragem de ser verdadeiro, simples e objetivo fossem qualidades intrínsecas ao ser humano. Assim, cada um se mostra como é e cabe aos outros aceitá-lo assim ou apenas respeitá-lo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário