quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz natal e Feliz Ano Novo!

Mais um final de ano, tempo de reflexões e renovação. É aquela época que alguns chamam de hipocrisia porque todos falam com todos, mesmo que não tenha sido este o comportamento durante o ano. É o tempo das promessas que nunca são cumpridas. É o tempo do consumismo, das reuniões familiares, das viagens, das férias, da comilança.

Eu faço parte do grupo que não se sente muito confortável no dia do Natal por questões muito minhas, mas acho que o mais importante é mesmo o sentido de tudo isso. Aquele sentido que as pessoas esquecem e que deveria ser válido todos os dias, o sentido do amor ao próximo, o sentido religioso para quem é religioso, o sentido da confraternização, o sentido da mudança e da preparação para o novo.

Creio que a mudança mais importante é a mudança interior. É quando se olha para as próprias frustrações, para o próprio comportamento e a partir daí, buscar tornar-se uma pessoa melhor. Mudar a relação consigo mesmo e com o outro. Mudança de atitudes geram esperanças, esperanças transforma-se em força e sabedoria para melhor aproveitar as oportunidades que a vida trás durante a caminhada e para lidar com aquelas que nos escapam às mãos.

Esta conexão que criamos ao final de um ano com o Universo deve se manter durante cada segundo de nossa existência. Este olhar para o céu em busca de energia para cumprir a caminhada que nos leva aos nossos desejos e sonhos deve ser a sensação presente em cada manhã, pois cada manhã é uma oportunidade que a vida lhe dá de fazer diferente.

O que podemos fazer por nós mesmos é prestar mais atenção àquilo que gostamos, que nos faz bem e equilibrar todos os campos da vida. Não esperar para começar amanhã, segunda-feira ou no próximo final de ano. Jogar fora velhos hábitos e recriar maneiras de tocar um pedaço das nuvens que pairam sobre nossos pensamentos é tarefa para todos os momentos em que isto se fizer necessário. A vida nem de longe é um mar de rosas ou é do jeito que sonhamos, mas nosso papel neste misterioso ciclo é aprender a lidar com o nosso mundo interior, transformar nosso meio e fazer uma passagem inesquecível pela vida daqueles com quem convivemos.

O caminho para a felicidade eterna é viver as 24 horas do dia com paixão por tudo que nos cerca. Coisas, cores e pessoas. Feliz 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário