domingo, 30 de janeiro de 2011

Os artigos que ensinam a arte da sedução

Acabo de ler uma reportagem sobre sedução. Entre os números indicados nas pesquisas, as dicas para conquistar pessoas realmente foram "incríveis". Entre elas estão: "passe a cantada no ouvido direito", "ofereça àlcool à mulher", procure pessoas mais espiritualizadas e sem formação acadêmcia", "coma mais melancia"....... li também uma reportagem na Isto É independente onde basicamente se define uma pessoa sedutora pela sua beleza física e ponto.

Não sou eu que vou duvidar da ciência, é fato que a voz seduz ou afasta, a beleza atrai, um cabelo bonito faz a diferença e existem percepções que o nosso cérebro faz ao entrar em contato com alguém que nos atraia que realmente nem sabemos que pode estar acontecendo. Só acho engraçado os manuais prontos da arte da conquista."Faça isto, faça aquilo." "Mulheres que fazem academia estão sujeitas à mais orgasmos", "homens com ombro largos são assim ou assado"..... é patético. Não que não faça qualquer sentido, até faz, pois nosso cérebro é mesmo incrível, mas o que é patético é que nunca vi nenhum artigo aconselhar um básico "seja você mesmo".

O amor, a paixão, o tesão, a atração não são lógicos, não cabem em manuais, não condizem com regras. A atração até pode se dar num primeiro momento por conta de um belo ser diante dos olhos, mas o envolvimento real vai além do que se vê. A personalidade, o toque, o jeito, o papo, as afinidades, a capacidade de despertar a admiração, a educação, o beijo, o charme (que não está ligado à beleza física)são algumas das inúmeras possibilidades de se encontrar alguém que desperte um "uau" interno!

Existem coisas que não podem ser racionalizadas. Elas simplesmente acontecem. E por vezes, podemos nos atrair por pessoas completamente fora dos nossos próprios padrões. As pessoas são diferentes, as situações são diferentes e tudo que envolve o ser humano não pode ser calculado como uma equação matemática.

Se alguém quer saber como conquistar alguém, ao invés de seguir regras de comportamento de capa de revista, poderia investir em aprender a conhecer o outro sem pré julgamentos, a ouvir, a se mostrar como é e deixar que as coisas aconteçam por si mesmas. Mas talvez, esta visão seja um pouco romantizada, talvez o que valha para a maioria é mesmo investir em conquistas de uma noite sem se apofundar nos relacionamentos. E a verdadeira arte da sedução tenha virado apenas uma aula de contabilidade.

Um comentário:

  1. Miga, parece mesmo que mais uma vez estamos em sintonia. Como pode um texto tão simples dizer de forma tão clara, a mais pura verdade....

    ResponderExcluir